DRA REJANE DE PAULA BERNARDES
CRM-PR 7204
Diretora Clínica e Nefropediatra
CRM-PR 7204
- Curso de Medicina, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/Brasil, 1975 – 1980.
- Residência Médica em Pediatria, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/Brasil, 1981-1982.
- Certificado de Pediatria Preventiva, Universidade de Rouen/França, 1983 – 1984.
- Estudos Especiais em Nefrologia, Hospital Necker Enfants Malades de Paris – França, 1984–1985.
- Residência Médica em Nefrologia Pediátrica, Hospital Univertário de Rouen e Hospital Necker Enfants Malades de Paris – França, 1983–1987.
- Treinamento em Reeducação Miccional em Lyon – França, 1998.
- Título de Especialista em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, 1988.
- Título de Especialista em Pediatria – área de atuação em Nefrologia Pediátrica, 1989.
- Membro do departamento de nefrologia pediátrica da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), da International Pediatric Nephrology Association (IPNA) e da International Children’s Continence Society (ICCS).
- Coordenadora do Serviço de Nefrologia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba – Brasil, 1987-2006.
- Investigadora principal de Pesquisa Clínica, desde 2005.
- Diretora médica da Clínica Nefrokids de Curitiba – Brasil, desde 2008.
- Coordenadora do Curso de Treinamento teórico-prático em Disfunções do Trato Urinário Inferior em Crianças da Clínica Nefrokids, desde 2015.
Dra Rejane de Paula Bernardes faz parte da História da Nefrologia na França e no Brasil
Na Revista francesa Néphrologie & Thérapeutique Dra Rejane é citada como uma das 25 nefrologistas com formação na escola francesa. Néphrologie & Thérapeutique 8 (2012) 540–545 – Histoire de la médecine et de la néphrologie L’école Franco-Brésilienne de néphrologie. Rodrigo Bueno de Oliveira, Jenner Cruz, Tilman Bernhard Drueke, Ziad Massy.
Texto do Livro – História Da Nefrologia no Paraná em 2011
“Rejane de Paula Bernardes se formou em Medicina na UFPR e fez residência médica em Nefrologia Pediátrica no Hospital Universitário de Rouen e no Hospital Necker Enfants Malades, em Paris, entre os anos de 1983 e 1987. Ao retornar, atuou como chefe do Serviço de Nefrologia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. Ainda em 1987, foi iniciado nesse estabelecimento hospitalar pediátrico o serviço de Terapia Renal Substitutiva exclusivamente para crianças. No ano seguinte, ocorre a inauguração do serviço de hemodiálise e diálise peritoneal com o desenvolvimento de protocolo para transplante renal, instalação de equipamentos vindos da França e treinamento da equipe do hospital por uma enfermeira francesa. Hoje, Dra. Rejane dedica sua profissão ao atendimento, em clínica particular, de crianças e adolescentes com um intenso trabalho preventivo, oferecendo atendimento ambulatorial a crianças portadoras de fatores de risco para doença renal”.
Texto do artigo Ponto de Vista Histórico: Centros de Nefrologia das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil publicado no Jornal Brasileiro de Nefrologia em 1996 (18(2): 94-106) por Marli Cavalheiro Gregório
“ Equipe multidisciplinar aproxima serviço de centros europeus (Serviço de Nefrologia Pediátrica do Hospital Infantil Pequeno Príncipe, Curitiba – PR) “ O Serviço com sua Unidade de Diálise e de Transplante Renal foi inaugurado em 1988.” ”tornou-se um centro de referência para a região” “paralelamente a todo esse atendimento, foi realizado um trabalho com crianças portadoras de disfunções vesicais”.
No seu curriculum mais de 300 trabalhos científicos realizados ao longo dos anos.
Desde 2015 a Clínica Nefrokids promove cursos de treinamento na área de disfunções de trato urinário para médicos e fisioterapeutas.
CURRICULUM LATTES
http://lattes.cnpq.br/2030085174871057