O que é infecção urinária e prevalência

A infecção do trato urinário caracteriza-se pela invasão e multiplicação de microrganismos (bactérias, fungos, vírus, etc) patogênicos em qualquer segmento do trato urinário. Ocorre em5% dos casos de febre em crianças até 2 anos, em torno de 8% das meninas e 2% dos meninos apresentarão pelo menos um episódio até 7 anos de idade. A causa deve ser investigada.

Localizada na bexiga causa dor para urinar com frequência aumentada das micções. Quando localizada nos rins, a pielonefrite, causa febre e dor abdominal. Após o primeiro episódio de infecção urinária, 10 a 30% das crianças apresentarão recorrência do quadro. Fatores de risco para recorrência:

  • idade inferior a 6 meses
  • refluxo vesico-ureteral
  • dilatação de vias urinárias
  • cicatriz renal
  • disfunção de bexiga

Causas, consequências e investigação

Infecções urinárias recorrentes ou infecção febril devem sempre ser investigadas em busca de uma causa em crianças de qualquer idade. Causas mais frequentes: refluxo de urina para os rins e/ou disfunção de bexiga. É preciso tratar a causa, na maioria dos casos a infecção é consequência.

Condições

Dilatação pielocalicial e ureteral

Refluxo vesicoureteral

Alteração de jato urinário

Resíduo urinário

Enurese e sintomas disfunção

Cicatrizes renais

Crianças fraldadas com infecção

Investigação

Ultrassonografia

Uretrocistografia miccional

Fluxometria

BladderScan

Estudo Urodinâmico

Cintilografia DMSA

Teste de 4 horas – função vesical

Informações relevantes

Pielonefrite aguda pode resultar em cicatrizes renais, principalmente nos 2 primeiros anos de vida nos casos em que o diagnóstico e tratamento são tardios.
Quanto maior o número de recorrências de infecções, maior o risco de ocorrerem cicatrizes.
A decisão sobre o tratamento vai depender dos fatores de risco de acordo com a idade, histórico familiar, sexo, lateralidade do refluxo, recorrência das infecções, grau do refluxo, presença de cicatrizes e principalmente associação com as disfunções de trato urinário inferior.
Cicatrizes renais podem causar hipertensão arterial, proteinúria, e quando extensas e bilaterais levam a doença renal crônica. Na vida adulta em meninas, predispõe à eclampsia e parto prematuro.
O refluxo de urina para os rins pode ser secundário a uma disfunção de bexiga e esfíncter causando um aumento de pressão no sistema urinário por obstrução funcional. A associação infecção, refluxo e disfunção é bem estabelecida.
Recorrência de infecção febril - 40 a 60% das crianças com disfunção apresentam refluxo e a prevalência de cicatrizes renais chega a 30%. O tratamento da disfunção pode resultar em resolução do refluxo.​
A Associação Americana de Urologia (AUA) destaca a necessidade de pesquisar sintomas de disfunção logo no primeiro episódio de infecção Sintomas de disfunção: urgência, postergação, escapes de urina na roupa, enurese, alterações de fluxo urinário, manobras retentoras, constipação crônica.