Prevalência de hipertensão arterial na criança
A Organização Mundial de Saúde considera a hipertensão um problema de saúde pública, uma vez que o número de casos não para de crescer. Nos Estados Unidos chega a 5% da população pediátrica. A doença age silenciosamente. Sem muitos sintomas, afeta crianças de todas as idades e condições sociais. A prevenção da doença cardiovascular no adulto se inicia na infância.
A pressão arterial elevada raramente causa sintomas em crianças, adolescentes e adultos. Por isso, a pressão arterial deve ser aferida com regularidade nas consultas médicas de rotina.Uma medida isolada com valores alterados não é suficiente para fazer o diagnóstico de hipertensão arterial. Crianças e adolescentes só podem ser considerados hipertensos depois de três medições consecutivas. A confirmação se faz através da realização do exame MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial).
- Dor de cabeça e zumbido no ouvido
- Falta de ar e visão embaçada
- Sangramento nasal
- Cansaço
- Complicações cardiovasculares ou neurológicas
Verificação da pressão arterial a cada consulta
Monitorização de Pressão Arterial Ambulatorial
Evitar sedentarismo
Uso regular da medicação
Dieta saudável e exercícios físicos
Causas de hipertensão arterial na criança e adolescentes
Na Clínica Nefrokids grande parte de crianças jovens hipertensas são portadoras de um histórico de infecção urinária febril recorrente nos primeiros anos de vida com cicatrizes nos rins. Em crianças maiores e adolescentes o número de crianças hipertensas tem aumentado devido ao sobrepeso, obesidade, sedentarismo e hereditariedade. Confirmamos o diagnóstico e modulamos o tratamento através da M.A.P.A. (monitorização ambulatorial da pressão arterial).
Principais causas
Doenças renais
Doenças cardíacas
Uso de drogas, anabolizantes, anticoncepcionais
Hereditariedade
Investigations
Cicatrizes renais, glomerulopatias, doenças císticas etc
Doenças endocrinológicas
Obesidade e sedentarismo
Prematuridade