Exames funcionais

O estudo das funções de enchimento e esvaziamento da bexiga em crianças permite escolher o melhor tratamento da incontinência urinária, refluxo vesico-ureteral e infecções urinárias recorrentes na infância.

Consiste em explicar e demonstrar todos os detalhes do exame a ser realizado, com linguagem adequada para crianças, ensinando técnicas de relaxamento para realização do exame sem dor e sem medo.

  • Para crianças acima de 4 anos e familiares.                                            
  • Sessões realizadas no dia anterior ao exame.
  • Promove tranquilidade emocional para as crianças e familiares.
  • Obtem-se colaboração da criança durante o exame.
  • Melhora a qualidade das informações obtidas pelo exame e a compreensão dos seus problemas.
Preparar a criança para os exames é fundamental
Teste de 4 horas de Observação Miccional
Avaliação de resíduo urinário
Como conhecer a bexiga dos bebês com exame não invasivo

Avaliações funcionais

São indicadas em crianças que apresentam sintomas de disfunção de trato urinário, infecções urinárias.enurese refratária ou associada a sintomas diurnos, refluxo vesico-ureteral associado a enurese ou sintomas de disfunção, mielodisplasia, disrafismo espinhal oculto, agenesia sacra, imperfuração anal, paralisia cerebral, lesões de medula espinhal, válvula de uretra posterior, síndrome dePrune-Belly, síndrome de Vater e outros.

Exames realizados na Clinica Nefrokids

Estudo Urodinâmico

 

Urofluxometria

BladderScan

Teste de 4 horas  

Avaliação assoalho pélvico

registro de pressões intravesical, abdominal, uretral e registro da atividade eletromiográfica do esfíncter externo e musculatura do assoalho pélvico, nas fases de enchimento e esvaziamento vesical.

avalia a qualidade da micçã

avalia resíduo urinário desde lactentes

avalia função vesical em crianças fraldada

Para diagnóstico de defecação dissinérgica

Informações relevantes

O Estudo Urodinâmico avalia a função do aparelho urinário inferior através do registro de pressões intravesical, abdominal, uretral e registro da atividade eletromiográfica do esfíncter externo e musculatura do assoalho pélvico, nas fases de enchimento e esvaziamento vesical. Classifica o tipo e a intensidade da disfunção indicando a melhor opção de tratamento.
A Urofluxometria consiste em urinar em uma cadeira de micção apropriada, acoplada a um fluxômetro e um programa no computador que vai calcular as variáveis necessárias para determinar a qualidade do fluxo urinário.
A avaliação do volume de urina residual após a micção através de ultrasson portátil – BladderScan - específico para crianças, permite medir pequenos volumes com precisão
O Teste de 4 horas de observação miccional é um exame não invasivoque permite avaliar a funçãovesical de crianças que usam fraldas. Foi desenvolvido em centros da Escandinávia, hoje validado pela Sociedade Internacional de Continência em Crianças (ICCS) e fornece informações importantes antes de se indicar exames mais invasivos, principalmente em relação a capacidade de esvaziamento vesical em crianças com infecção urinária.